quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Liga Europa... 5ªJornada

Quinta, 03






Liga Europa
5ªJornada
------------------------------------------------------------
Grupo I

BATE Borisov - SL Benfica........... 1-2
AEK Atenas - Everton................... 0-1

Classificação :
  1. SL Benfica.......................12 pt
  2. Everton..............................  9
  3. BATE Borisov...................  4
  4. AEK Atenas......................  4
------------------------------------------------------
Grupo G

Sporting CP - Heerenveen.............  1-1
Ventspils - Hertha Berlim...............  0-1

Classificação :
  1. Sporting CP........................ 11 pt
  2. Hertha Berlim.......................   7
  3. Heerenveen..........................   5
  4. Ventspils..............................   4
-------------------------------------------------------
Grupo L

Werder Bremen - Nacional............  4-1
Austria Viena - Ath.Bilbao.............   0-3

Classificação :

  1. Werder Bremen...............  13 pt
  2. Ath.Bilbao..........................  10
  3. Nacional.............................   2
  4. Austria Viena......................   2
-------------------------------------------------------

Rescaldo da Jornada Europeia....

Após a conclusão da 5 e penúltima jornada da recém formada Liga Europa podemos tirar as seguintes conclusões em relação às 3 equipas Portuguesas envolvidas :

SL Benfica
Após a exibição algo cinzenta produzida ante o rival Sporting na última jornada da Liga Sagres disputada em Alvalade, pairava a dúvida em relação aos indices competitivos da equipa sabendo que vinham de dois jogos sem ganhar ( situação anormal esta época para os lados da Luz ..). E a 1ª parte do jogo de Minsk não trouxe nada de positivo em termos animicos para a equipa, fazendo lembrar o jogo de Atenas de má memória para as hostes encarnadas em que foi possivel vislumbrar no frio de Minsk 11 jogadores cobertos de um "manto de névoa" sem fio condutor de jogo ,sem ligações entre sectores e até a referência habitual "Cardozo" parecia andar escondida..nota para o 1ºlance de perigo do SLB ocorreu aos 35 minutos??..(o remate fraquissimo de Cardozo no inicio de jogo não o vou contabilizar para esta análise...).
Realço a constituição da equipa encarnada com claro destaque para as ausências de Aimar e Di Maria tendo sido substituidos e diga-se em abono da verdade ...bem ..por Menezes e Fábio Coentrão..
Com o regresso dos balneários veio o bom futebol do SL Benfica , sendo que o golo aos 47 minutos numa excelente jogada de ataque com o passe de Coentrão para Menezes e deste para Saviola empurrar para dentro da baliza , veio dar um tónico perfumado ao bom futebol praticado a partir dai.
Contra um BATE Borisov sempre na expectativa ??? ,em todo o jogo tiveram 2 boas oportunidades claras de golo com destaque para o livre apontado ao poste de Júlio César  ,acabando por ser pouco para quem tinha de correr atrás do prejuizo ( pontos ), o SLB soube controlar o jogo de uma forma madura e eficaz e no momento certo apontar o 2º golo por intermédio do irreverente Coentrão ( já merecia este prémio ..)de uma forma espectacular numa jogada notável uma vez mais que deveria entrar para os livros referentes a "como se deve jogar à bola... )....
Conclusão: SL Benfica apurada para a fase seguinte com uma exibição a duas velocidades mas mais que suficiente para ganhar e convencer..e só pelos golos valia a pena ir a Minsk.....



Sporting CP
Um pontinho bastava ao SCP para garantir a passagem à próxima fase e o adversário até que vinha mesmo a calhar..um Heerenveen a vaguear pelo Campeonato Holandês e pela Liga Europa mas se 1 ponto bastava foi mesmo isso que foi conseguido..e no último minuto..para saber melhor. É que este Leão está num regime de dieta e engordar não é com ele e se puder passar bem com pouco ainda melhor..
Este jogo serviria para os mais optimistas .. para confirmar algo do que de bom se viu contra o SL benfica no passado fim de semana mas apenas veio provar uma coisa : Não foi o SCP que jogou bem , acabou por não jogar muito diferente do habitual, embora pudesse claramente ter saido desse jogo com os 3 pontos, mas foi mesmo um Benfica abaixo do habitual e um J.Jesus a revelar algumas fraquezas em termos de ambição. Este SCP hoje , foi igual a tantos outros que vimos esta época, foi um SCP muito dependente da inspiração de Liedson e com unidades importantes fora de forma ?? MOUTINHO e VELOSO à cabeça, mas nem tudo foi mau para os homens agora comandados por Carvalhal, com o empate tirado a ferros pelo heroi inesperado GRIMI ( remate cruzado com o pé direito ??.. ) o SCP venceu o Grupo e avançou para o jogo de Berlim salvaguardado de surpresas e falando em surpresas ou não, tivemos dois regressos a saudar STOIJKOVIC e IZMAILOV ..na expectativa de contribuir para um SPORTING forte na Europa e no Campeonato Português..que faz falta para a competição desportiva...



Nota para as declarações de Liedon e Carvalhal após o jogo :
Liedson
"Já disse ao treinador que não me estou na sentir bem e que melhor colocar algum companheiro que se esteja a sentir melhor. Talvez seja melhor estar um tempo sem jogar, para recuperar melhor. Não me estou a sentir bem".
Carvalhal
"Sabemos como foi importante empatar nos últimos minutos de forma merecida, dá saúde, precisamos de ganhar alma e o golo foi importante na altura em que foi, pela forma como os jogadores desfrutaram.»

Nacional
Este foi o jogo de despedida do NACIONAL no sentido de passar á fase seguinte da Liga Europa e se a tarefa se apresentava "Herculesca" assim foi confirmada com o Nacional a ser vergado a uma pesada derrota por 4-1 ante do Werder Bremen . Podemos referir alguns factores que levaram a este desfecho algo previsivel :
 A inexperiência da equipa nestas andanças pesou em alguns jogos ,nomeadamentes nos periodos finais dos mesmos ( lembro-me do jogo da 1ª volta com estes alemães em que o Nacional depois de recuperar de 0-2 para 2-2 sofreu o golo da derrota ao cair do pano.....do jogo ante o Bilbao.... ).
Ter saido em sorte ?? um grupo algo complicado com duas equipas experientes ( Bremen e Bilbao ), haveria grupos mais acessiveis,..exemplo do grupo do SCP...
O estado de saude do seu treinador Manuel Machado, o qual se encontra hospitalizado num Hospital do Funchal com prognóstico reservado após intervenção cirúrgica e acredito que se fez sentir neste jogo em especial e no passado fim de semana com a Naval ...
Mas jogos como este é que dão experiência e calo ás equipas e decerto que esta participação só pode ser considerada positiva pelas hostes Nacionalistas...
Realce para mais um golo de Ruben Micael e neste jogo mais do mesmo...2 golos sofridos nos ultimos 10 minutos.....

Outros Resultados da Liga Europa :


Grupo E

Roma-Basileia, 2-1
(Totti, 32, g.p.; Vucinic, 59)(Huggel, 18)
Fulham-CSKA Sófia, 1-0
(Gera, 15)

Classificação:

1. Roma 10 pontos/5 jogos Q
2. Basileia 9/5
3. Fulham 8/5
4. CSKA Sofia 1/5

Grupo F

Dínamo Bucarest-Sturm Graz, 2-1
(Niculae, 41 e 57) (Sonnleitner, 4)
Galatasaray-Panathinaikos, 1-0
(Sarp, 50)

Classificação:

1. Galatasaray 13/5 Q
2. Panathinaikos 9/5
3. Dinamo Bucareste 6/5
4. Sturm Graz 1/5

Grupo J

Shaktar Donetsk-Club Brugge, 0-0
Toulouse-Partizan Belgrado, 1-0
(Braaten, 54)

Classificação:

1.º Shakhtar Donetsk, 13 pontos/5 jogos Q
2.º Club Brugge, 8/5
3.º Toulouse, 7/5
4.º Partizan, 0/5

Grupo K

Copenhaga-Cluj, 2-0
(Vingaard, 37; Ndoye, 43)
PSV Eindhoven-Sparta Praga, 1-0
(Engelaar, 90+1)

Classificação:

1. PSV Eindhoven 11 pontos/5 jogos Q
2. Sparta Praga 7/5
3. FC Copenhaga 7/5
4. Cluj 3/5

Sem comentários: