terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rescaldo da 15ª Jornada...

Segunda, 11

Liga Sagres
15ªJornada










Encerrou esta 2ª Feira, com a realização do Belenenses - V-Setubal, a 1ª volta do Campeonato Português, agora denominado Liga Sagres ( e tal como a cerveja, este ano é para beber até à última gota.... ).
Esta foi uma jornada sem grandes ou mesmo nenhuma surpresa assinalável, embora o mesmo fosse espéctável tendo em conta os principais jogos da jornada não conterem graus de dificuldade acrescidos...apenas a visita do SL Benfica a Vila do Conde era alvo de algumas dúvidas , sustentadas pela excelente época dos comandados de Carlos Brito e o encontro da cidade do Bom Jesus ( claro que estou a falar de Braga.... ) entre os "Arsenalistas do Minho" e o Nacional antevesse algum equilibrio de forças tendo em conta as equipas em campo....

Resultados da Jornada 15:

SC Braga - Nacional ....................................... 2-0
Maritimo - V.Guimarães .............................. 0-1
Sporting CP - Leixões .................................... 1-0
Rio Ave - SL Benfica ...................................... 0-1
Olhanense - P.Ferreira .................................. 1-1
Académica - Naval ........................................  2-0
FC Porto - U.Leiria .........................................  3-2
Belenenses - V.Setubal ................................. 0-0

Classificação :

  1. SC Braga ............................................... 36 Pt
  2. SL Benfica ..............................................  36
  3. FC Porto ................................................  32
  4. Sporting .................................................  24
  5. Nacional ................................................  24

SC Braga - Nacional ....................... 2-0
Um jogo que se antevia de dificuldade elevada para os Bracarenses, afinal foi resolvido com mestria e sem muitos sobressaltos, contribuindo para isso uma equipa Madeirense que sem "Machado" têm produzido aquêm do esperado.....mas com isso passa bem o Braga e para não deixar criar ilusões aqueles que tanto sonham com uma escorregadela de todo o tamanho da equipa de Domingos Paciência a qualquer momento, Vandinho tratou de dar vantagem ao SCB aos 2 minutos de jogo e depois foi "só" controlar a transição de bola para o ataque por parte do Nacional e para isso todos nós sabemos como faze-lo ...é marcar em cima os seus dois melhores jogadores ( Rúben Micael e Pecnik...estão bem acima em termos qualitativos dos restantes elementos da equipa ) e a tarefa fica bastante facilitada pese o esforço de Edgar Silva desamparado na frente de ataque.
Portanto foi uma vitória justissima da melhor equipa em campo e a prova que este Braga está para durar, mesmo que não ganhe a Liga, certamente ficará num dos 3 primeiros lugares da classificação....se não acontecer nenhuma catástrofe de monta......
Nota final, para os marcadores dos golos, Vandinho e Leone ( estreias absolutas como marcadores ), provando que esta equipa sobrevive à ausência goleadora de jogadores como Alan, Meyong, Paulo César..etc...

Maritimo - V.Guimarães ................. 0-0
Jogo equilibrado no Funchal, onde Maritimistas e Vimaranenses "embarcaram " num terreno de jogo próprio para "patos" tendo sido curiosamente a equipa de Guimarães a que melhor se adaptou ao mesmo, tendo conseguido através de um futebol mais directo resultados mais satisfatórios ( oportunidades de golo e eficiência ao nivel de lances produzidos.. ).
O Maritimo perdeu no confronto fisico e nunca conseguiu tirar partido do estado do relvado acabando por prevalecer o golo apontado por Sereno....curiosamente um jogador que anda nas páginas dos jornais devido a estar em final de contrato e de estar supostamente comprometido com o FC Porto....

Sporting CP - Leixões ...................... 1-0
Este foi mais um degrau ultrapassado na famosa escada de Carlos Carvalhal...e embora continue a achar que este Sporting ainda não empolga verdadeiramente ( e por falar em Polga, deixem-me acrescentar que o seu substituto, Tonel ..apelidado pelos adeptos Leoninos de Super Guerreiro, veio provar que é um dos melhores centrais do Futebol Lusitano e que na Selecção sobra, devido à qualidade de Bruno Alves, Ricardo Carvalho e claro está...Pepe ), porque Tonel alia ao seu espirito guerreiro e ao seu sentido posicional, o seu instinto atacante, que tanto jeito tem dado ao Sporting ....
Esta vitória arrancada a ferros ante o Leixões veio provar também que este Sporting ainda não se encontra totalmente estável e ainda não consegue "respirar" futebol , devido claro está à constante agitação que foi submetido na "mesa de operações" mas neste momento está em clara recuperação e o 4º lugar alcançado na tabela classificativa o justifica..não esquecendo que há bem pouco tempo pairava num modesto 8º lugar.
Este jogo trouxe-nos as estreias dos reforços..João Pereira e Pongolle , que tal como se esperava vieram trazer muma "lufada" de ar fresco à equipa verde e branca, com especial destaque para o Lisboeta, do qual se espera que venha dar outra dinâmica à ala direita com a sua irreverência.
Realce também para as ausências dos dois melhores jogadores do SCP neste momento ( Miguel Veloso e Liedson ) provando que a Liedson dependência não está tão vincada quanto isso...mas não esqueçamos que para a bola entrar, foi preciso ver Tonel voar sobre os centrais ( ao jeito de Rui Veloso... ), porque Pongolle ainda anda a conhecer os cantos à casa e Postiga conhece-os tão bem que se consegue esconder tão bem durante o tempo que passa em jogo..
Resumindo, vitória mais que merecida do Sporting dando um sinal que o Leão ainda está vivo e se não fosse um homem de seu nome ..Diego , os números do jogo certamente seriam outros..

Rio Ave - SL Benfica ........................ 0-1
Jogo aguardado com enorme expectativa por todos os amantes do Futebol cá do burgo, visto estarem em confronto duas das equipas que melhor se têm apresentado neste Campeonato, não esquecendo que o Rio Ave nesta altura navega num excelente 8ºposto da tabela classificativa, mercê do seu desempenho mais que satisfatório até à data. De referir que os homens de Carlos Brito apresentávam-se como uma das cinco equipas que ainda não tinham sido "batidas" no seu próprio terreno de jogo a par de...Braga, Benfica, Porto e Nacional...estatisticas dirão voçês e dizem bem porque não passam disso mesmo... )
Mas tudo isto eram evidências antes do jogo se desenrolar e  poderei acrescentar com alguma dose de certeza que era esperado algo mais no decorrer do mesmo, com responsabilidades repartidas por ambos os conjuntos e passo a explicar :
Ao Rio Ave, porque esperaria uma equipa mais descomplexada e com sentido mais atacante, visto dispor de  armas suficientes para manter a armada benfiquista de alerta máxima e isso acabou por não acontecer, aparecendo uma equipa contida , que só explorou o ataque na "certa" e sempre à espera do erro do adversário e nunca numa dinâmica própria de uma equipa motivada e que não tinha nada a perder...foi quanto a mim Rio Ave a menos , este que "correu" nas margens do Estádio dos Arcos na noite gelada de Sábado à noite..
Quanto ao Benfica, mais uma vez não foi a equipa maravilha do passado recente em termos de golos e mais golos para satisfazer tudo e todos, mas foi a equipa "madura" e " sólida" que embora não satisfaça larga maioria do mapa futebolististico Português, acaba por ser o Benfica necessário para vencer este tipo de jogos e meus amigos não tenham a menor das dúvidas que é nestes jogos que se ganham Campeonatos.
Não posso acabar este espaço dedicado a este jogo sem destacar o jogador do momento em Portugal...de seu nome Saviola e se quisermos ser justos não custa admitir, qulaquer que seja a cor clubistica que " El Conejo" está a tirar muitos "coelhos" da cartola e em Vila do Conde foi mais um ( o 6º consecutivo..!! ) e este Benfica arrisca-se a ter uma Saviola dependência , tal é a eficácia do jogador das Pampas e num jogo onde estiveram "desaparecidos"...Di Maria, Ramires...sobressairam Miguel Vitor pela sua entrega e Carlos Martins pelo seu jogo geométrico..e o gesto de insatisfação ao sair pode ser um bom prenúncio....

Olhanense - P.Ferreira .................... 1-1
Jogo de aflitos em Olhão com divisão mais que justa, tendo em conta o golo de avanço prestado peo William e obrigando os homens de Jorge Costa a correr atrás do prejuizo. Não vai ser fácil ao Olhanense ultrapassar a asfixiante barreira dos dois últimos lugares da classificação , visto que só joga com os 3 grandes em seis ocasiões e eu sei do que estou a falar, porque para estes Dragõezinhos de Olhão, a dificuldade está em ganhar motivação para alêm destes jogos que acabei de referir ...é só recuar um pouco para se constatar este mesmo facto....grandes jogos ante Benfica e Sporting e um mais ou menos ante a casa mãe ( desculpem não por a palavra mãe em maiúsculas... ).
O Paços vive uma situação normal para a sua equipa e para os seus adeptos habituados ano após ano a estas nadanças...mas sempre a passar com distinção na prova final..a ver vamos se a história se repete este ano....

Académica - Naval .......................... 2-0
Nota positiva para os comandados por Villas Boas, com a Briosa a vencer um adversário directo o que por só já é motivo de satisfação e esta Naval que até está a fazer boa figura no ...após Inácio não costuma ser um figo e muito menos fazer figura de Pai Natal, mas tal como o seu técnico admitiu no pós jogo...o Natal na Figueira parece não ter acabado e a Académica agradece e todos nós gostamos de receber prendas.. ( alusão ao 1º golo da Académica.. )


FC Porto - U.Leiria ......................... 3-2
Jogo de emoções fortes, este disputado no Dragão com claro destaque para o masoquismo patenteado pelo FC Porto assumindo contornos quase dramáticos nos últimos instantes do jogo com a bomba de Ronny a bater estrondossamente no corpo do guardião Helton e a fazer respirar de alívio os milhares de Portistas deste Pais e a desconsolar todos os outros.
O FCP poderia e deveria ter acabado com o jogo muito antes do lance atrás relatado, visto que dispôs de inúmeras ocasiões de golo para o fazer e contou com uma equipa Leiriense na expectativa e sempre em busca de um descuido contrário que pudesse possibilitar algo mais que não fosse estar atrás da linha da bola e quase o conseguia milagrosamente , pásme-se o facto de ter sido até ao referido lance de uma eficácia quase assustadora.
Relce neste Porto para um jogador da escola do Sporting...mais um dos que não se encaixavam no sistema de "tanga"..desculpem-me ...táctico..de Paulo Bento e que neste momento é só o melhor jogador azul e branco..e a continuar assim, irá ter como destino no final de época , uma viagem até à terra de Nelson Mandela..quase que me esquecia de referir o nome do virtuoso jogador..Varela, pois claro.
Não falei de arbitragem até esta linha e apesar deste jogo ter sido o mais polémico nesse sentido, vou abster-me do discurso ...virado para o homem do apito, tentando provar que embora Portugal tenha tido árbitros que no final do ano de 2009, arbitraram jogos nos afamádos Campeonatos da Tunisia ( caso  de Duate Gomes ) e da Libia ( Paulo Costa ) consegue manter a mesma performance no Campeonato Português....
Finalizando , vitória tirada com "tronco e membros" por parte do FC Porto mas que acabou por ser mais que justa face aos acontecimentos.

Belenenses - V.Setúbal ................. 0-0
Estreia sem sal, por parte de António Conceição ( vulgo, Toni ) no comando da naú da cruz de Cristo, num jogo bom para se jogar em pavilhão atendendo ao número de espectadores presentes e ao frio que se fazia sentir no Restelo.
Manuel Fernandes, acabou por tirar mais dividendos do encontro, visto que empatar no Restelo para uma equipa como o Vitória, nunca poder+a ser encarado como um mau resultado pese a má carreira apresentada pelos homens de Belém.


Declarações a quente......












Jokanovic ( treinador do Nacional )
«Não esperava que aquele golo aos dois minutos fizesse tanta diferença. A nossa estratégia passava por aguentar os primeiros quinze, vinte minutos, porque sabíamos que o Sp. Braga era muito forte aí. Mas aquele golo permitiu que eles jogassem como gostam. Na primeira parte podíamos ter empatado, mas na segunda o Sp. Braga controlou bem, aproveitou as nossas desatenções e ganhou bem. Esperava um pouco mais da minha equipa.»  
Não esperava que aquele golo aos 2 minutos fizesse tanta diferença ?? Isso depende sempre daquilo que a outra equipa fizer nos restantes 88 minutos, não é Joka........


Jesualdo Ferreira ( treinador do FC Porto )
 considerou que "era uma injustiça" o FC Porto não vencer a União de Leiria, encontro que terminou com a vitória dos portistas por 3-2. "Foi um jogo tranquilo, sempre controlado e dominado"
ahhh...Prof !! jogo tranquilo, diga isso aos milhares de adeptos do FCP que estivram à beira de um ataque cardiaco no minuto 93.....


 Lito Vidigal ( treinador da U.Leiria )
o FC Porto "está de parabéns" porque "marcou mais golos....... "
Grande Vidigal, ao nível do grande e saudoso João Pinto...verdade de La Palisse...ganha quem marca mais....

Mora ( Guarda Redes do Rio Ave ) 
« Pena termos sofrido aquele golo a frio ... » 
Realmente, com este tempo se tivessem sofrido um golo quentinho..era bem melhor... 


Jorge Jesus ( treinador do SL Benfica )
«Jogadores foram inteligentes e souberam marcar primeiro... »
Realmente J.J, marcar em segundo é ser algo estúpido.... 

Tonel ( central do Sporting ) 
«Estou a tentar agarrar um lugar... » 
Tonel, com aquela cabeçada agarraste lugar por uns tempos para o Polga..o banco de suplentes ou algo mais... 

 











4 comentários:

Anónimo disse...

Épa.. faltou uma declaração a quente:
"BRUNO PAIXAO"
"desculpem ter esquecido de marcar mais um penaltyzito, não foi de proposito"

Calma bruno, nós sabemos e já estamos habituados, eles depois mandam uma "faixa" comomorativa.

Vitor Pereira

Anónimo disse...

caro Matos a exemplo do que já fez e custuma fazer para justificar as magras vitorias do seu slb nao lhe ficava nada mal publicar as estatisticas do sporting/leixoes em vez dos comentarios pouco honestos do ponto de vista de analise e verá que se já houve massacres futebolisticos na liga portuguesa 09/10 este foi um dos maiores (em termos estatisticos e de oportunidades de golo)

o atento

Anónimo disse...

"Vandinho tratou de dar vantagem ao SCB aos 2 minutos de jogo e depois foi "só" controlar a transição de bola para o ataque por parte do Nacional e para isso todos nós sabemos como faze-lo ...é marcar em cima os seus dois melhores jogadores ( Rúben Micael e Pecnik..."

"Ao Rio Ave, porque esperaria uma equipa mais descomplexada e com sentido mais atacante, visto dispor de armas suficientes para manter a armada benfiquista de alerta máxima e isso acabou por não acontecer, aparecendo uma equipa contida , que só explorou o ataque na "certa" e sempre à espera do erro do adversário e nunca numa dinâmica própria de uma equipa motivada e que não tinha nada a perder...foi quanto a mim Rio Ave a menos , este que "correu" nas margens do Estádio dos Arcos na noite gelada de Sábado à noite..
Quanto ao Benfica, mais uma vez não foi a equipa maravilha do passado recente em termos de golos e mais golos para satisfazer tudo e todos, mas foi a equipa "madura" e " sólida" que embora não satisfaça larga maioria do mapa futebolististico Português, acaba por ser o Benfica necessário para vencer este tipo de jogos e meus amigos não tenham a menor das dúvidas que é nestes jogos que se ganham Campeonatos"

Caro Matos copiei estas duas preciosidades escritas por si porque o queria alertar para o seguinte:

1º Hoje no futebol profissional (e nao só) não existem treinadores a mandar "marcar ninguem em cima)porque com a qualidade dos jogadores que normalmente (a muitos anos)se mandava marcar dessa forma criava superioridade numérica e nao beneficiava nada quem o fazia.
Hoje marca-se a zona e povoa-se mais as zonas por onde esses jogadores costumam jogar.

2º Acho brilhante a ideia de querer equiparar o rio ave e o benfica, até porque os orcamentos são parecidos.
E entao a ideia de que o rio ave podia e devia ter feito mais, essa é de genio.
Uma equipa não joga só bem quando marca muitos golos (pelo que percebi é essa a sua ideia) mas sim quando controla o adversario as emoções do jogo e isso o seu clube nunca o fez, bem pelo contrario, mas pronto conseguem ir controlando o que vé mais importante num jogo de futebol.(voce sabe do que estou a falar)

o observador.

Anónimo disse...

Para quem não ouviu as declarações do Sã pinto vejam só mesmo no Sporting grande miséria.


http://videos.sapo.pt/drjJzV80dokREEgBlIAR