segunda-feira, 4 de abril de 2011

Liga ZON SAGRES - 25 ª Jornada

paixaodabola no "apagão" da ...Luz


Segunda, 04


Liga ZON SAGRES
25 ª Jornada











Resultados :











Leiria    1 | 3   Marítimo




Académica1 | 0Portimonense




Beira-Mar1 | 2Braga




Rio Ave2 | 0V.Setúbal




Olhanense1 | 3Naval




V.Guimarães1 | 1Sporting




Benfica1 | 2Porto




Nacional | P. Ferreira04/Abr20h15




Classificação :




















J     V    E   D   GM    GS 

Pts


1Porto







252320589

71


2Benfica







2518165223

55


3Braga







2512494130

40


4Sporting







2510963426

39


5V.Guimarães







259792832

34


6P. Ferreira







248972430

33


7Marítimo







2587103126

31


8Nacional







248792127

31


9Rio Ave







2586112427

30


10Leiria







2586112030

30


11Beira-Mar







2561182930

29


12Académica







2577113039

28


13Olhanense







2561092030

28


14V.Setúbal







2559112035

24


15Naval







2548132343

20


16   Portimonense     







25     47     14      2341     

19



Próxima Jornada :
26 ª Jornada










Marítimo | Nacional08/Abr20h15 SPORTTV1

Sporting | Académica09/Abr20h15 SPORTTV1

P. Ferreira | Rio Ave10/Abr16h00

V.Setúbal | Leiria10/Abr16h00

Beira-Mar | Olhanense10/Abr16h00

Portimonense | Porto10/Abr18h15 TVI

Naval | Benfica10/Abr20h15 SPORTTV1

Braga | V.Guimarães11/Abr20h15 SPORTTV1



.................................................................

Rescaldo dos...candidatos












V.Guimarães 1 | Sporting

Empate sem...sabor
Num jogo entre candidatos à "Europa" resultou quase...nada, já que os Leões de Couceiro voltaram a denotar as habituais deficiências ao nivel da capacidade competitiva ( longe do exigivel...) e ao nivel dos aspectos ..psicológicos, tendo sofrido mais uma vez o "golpe" fatal em periodo de descontos.
Embora se possa relevar tudo isto com a turbulência registada no reino do Leão ( Treinador para...desenrascar, Presidente até...ver, etc...), não deixa de ser algo desolante assistir aos jogos do emblema de Alvalade com tamanho desinteresse, como se estivesse-mos a assistir a um qualquer jogo do campeonato Russo, por via da presença de alguns Portugueses em campo, somente por esse facto e tudo isto entre um gole na Imperial e uma trinca no...tremoço.
Este jogo de Guimarães serviria somente para aferir a capacidade do Sporting em não...perder com um concorrente directo ( V.Guimarães ) e de reagir com algo mais do que um empate à vitória do SC Braga em Aveiro, a qual ditou o afastamento da terceira posição da Liga ZON SAGRES.
Poderemos dizer que o resultado do teste se quedou por um ...Suficiente menos, sendo que o Suficiente premeia a quase...vitória e o menos o empate ao cair do..."pano".
O Sporting até entrou bem na partida, como a dar sinal de ...retoma emocional, dominando o Vitória de Guimarães, criando algumas boas jogadas de envolvimento colectivo, com destaque para o super motivado Matias Fernandez, tendo mesmo alcançado a liderança no marcador atarvés do médio Chileno na conversão de uma grande penalidade aos 22 minutos.
Mas de  pouco serve um jogador motivado e um guarda redes confiante,  se Djaló se auto proclama o Obikwelu do futebol ..correndo sem...cabeça e  Postiga a demonstrar ter cabeça mas a não ter a capacidade suficiente para marcar a ...diferença.
Ao intervalo, a vantagem Leonina exprimia a verdade de um jogo, no qual  a equipa da cidade Berço ,pouco fez para ganhar , apresentando um futebol curto e sem ideias , tendo em Toscano o seu elemento mais inconformado.
Mas a segunda metade do jogo seria uma completa inversão de 180 graus nos acontecimento, tendo então surgido o "ataque" Vimaranense à toca do Leão, com a bola a rondar constantemente a baliza de Rui Patricio , tendo mesmo esbarrado na mesma através de um livre directo de Jorge Ribeiro.
Numa dessas investidas, surgiu o golo do empate já em tempo de descontos, com o defesa central Vimaranense João Paulo a desviar de Patricio  e a fazer "explodir" de alegria !! os sempre fiéis adeptos Vitorianos.
Empate justo num jogo em que o Sol brilhou e o triste Leão assim ...continuou.







Benfica 1 | Porto

Campeão agora e ...já
E pronto... A Liga Portuguesa já tem novo Campeão , sendo que o escudo deixará de ser ostentado nas camisolas encarnadas para ser nota de destaque nas listas azuis e brancas do FC Porto.
Nesta viagem a Lisboa, encarada de alto risco pelas forças de segurança, por via das últimas recepções e despedidas do conjunto Lisboeta em terras Nortenhas, apenas a registar um enorme apagão que ocorreu em pleno Estádio da Luz !!! , transportando essa ausência de Luz e brilho para o que resta desta nossa Liga ZON SAGRES .
O principal interesse estará agora nos lugares Europeus e de descida de divisão, pese embora os 15 pontos em disputa até ao seu términús, evidenciando desta forma a fraca competividade diferenciada  numa Liga em que o Campeão é apurado à 25 ª Jornada, tendo o segundo classificado a vantagem dos mesmos 15 para o terceiro colocado.
São de facto pontos a mais numa Liga que coloca três equipas nos quartos de final da Liga Europa,  retratando o futebol Lusitano , tal como o é, ou seja FC Porto, SL Benfica e SC Braga  num patamar acima dos seus demais perseguidores, que pouco mais fazem de que...cocegas momentâneas e pontuais.
Falando agora do denominado "jogo dos Campeões" , numa alusão ao facto da possibilidade que acabou por ser transformada em realidade, de o actual campeão entregar as faixas ao futuro "senhor" do futebol Lusitano em pleno terreno hostil, carece dizer que as mesmas foram justamente entregues num jogo que foi um pouco o reflexo da temporada.
Excelente entrada do FC Porto, baralhando a equipa de Jesus através de uma pressão alta que retirou a capacidade mentora de Aimar , deixando Javi e o restante quarteto defensivo com destaque para o "infeliz" Roberto às "aranhas".
Este jogo como referi , foi um espelho do campeonato, em que o FC Porto se rege por uma capacidade colectiva acima da média, denotando uma solidariedade entre sectores com claro aproveitamento das faixas laterais onde imergem , ora Hulk , ora Varela numa amplitude que termina quase sempre no vértice...Falcão, sendo que na sua base  se encontram jogadores como Moutinho ou Guarin que são autênticas rectas de sustentação de todo o futebol Portista.
Cedo se percebeu que dificilmente o titulo não seria entregue na Luz, já que o SL Benfica também "ele" espelhou a sua principal "pecha" que teve no inicio de época arripiante o seu auge, estando a mesma na intranquilidade de Roberto e na incapacidade de construção quando os espaços são superiormente ocupados pelo adversário , numa prova cabal de que o SL Benfica ganha e ganha bem , quando tem a fogosidade de Maxi, a rapidez de execução de Martins como suporte à fantasia de Aimar, a efémure segurança de Roberto , a consistência de Coentrão e o poder incisivo de Saviola, perdendo quando tudo isto se resume a uma inócua vontade de ...não perder.
Este SL Benfica de Jesus, esvazia-se consoante a falta de objectivos, sendo que neste jogo em particular o objectivo passaria por adiar o ...inevitável, criando uma atmosfera de desconcentração competitiva , na qual o FC Porto "voava" tranquilamente sabendo que mais minuto, menos minuto o golo apareceria e com isso a vitória desejada.
Foram trinta minutos com muita emoção à "flor da pele" com isqueiros e bolas de golfe à mistura, aqueles que se viveram em pleno relvado da Luz, tendo nesse periodo aparecido os golos que setenciaram a conquista do 25º titulo de Campeão Nacional para o FC Porto, com o primeiro a ser "agraciado" por Dom Roberto numa atitude de vou, não vou, afinal ...fico e faço..besteira, atirando a bola para dentro da sua própria baliza a remate de Guarin.
O empate surgiria num derrube de Otamendi ( placagem na rotação...) a Jara , tendo Saviola feito o seu nono tento na Liga Lusitana , convertendo o penalty apontado pelo árbitro Duarte Gomes., mas o jogo não estava para empates e por via disso mesmo Falcão agradeceu a desplicência de Javi Garcia, tendo partido isolado na direcção do ainda atormentado Roberto para cair derrubado pelo Espanhol, com novo penalty para converter, desta vez para o melhor marcador desta Liga ZON SAGRES, sim esse mesmo, o incrivel HULK.
Para exemplificar o desnorte encarnado, bastava ter como exemplo o erro de Sidnei que pouco depois deixou de novo o Colombiano frente a frente com Roberto, tendo ai prevalecido a inabitual desinspiração de Falcão que atirou ao...lado.
Na segunda metade viu-se a gestão do resultado por parte dos comandados por Villas Boas, com o SL Benfica a retirar ( forçosamente..) o seu elo mais fraco Airton, colocando Jardel a central com desvio de Sidnei para lateral, atirando então Cardozo para jogo, tendo o Paraguaio forçado a expulsão de Otamendi numa rotação à ...Cardozo, naquele que foi o lance mais vistoso de Tacuara em plena Luz ( seria expulso pouco depois numa atitude reprovável e lamentável  ).
O SL Benfica começou então a despejar oportunidades, quer por Saviola, ou mesmo num remate ao cair do pano que levava o selo do empate por Gaitan, que acabou no poste direito de Helton, mas a história estava escrita, não nas estrelas, mas na maior consistência colectiva do FC Porto, que continua assim a somar vitórias e titulos, não esquecendo que ainda tem duas provas em disputa ( Taça de Portugal - 1/2 final ..perdeu a primeira mão 0-2 para o rival de hoje e os 1/4 final da Liga Europa , onde está considerado como um dos favoritos à vitória final).
Quanto ao SL Benfica resta a tal meia final da Taça , a qual tem vantagem e caminho aberto para o Jamor, a final da Taça da Liga ante o Paços Ferreira e os 1/4 final da Liga Europa, onde irá defrontar os Holandeses do PSV, podendo portanto ganhar quase tudo ou...quase nada.
Por fim, não poderia deixar aqui expresso um voto de parabéns aos novos campeões Nacionais de Portugal, ficando de seguida algumas imagens da festa Portista :























 




..................................................

Declarações a quente....


 











Domingos Paciência ( Treinador do SC Braga )
«..a vitória, deste sábado, mantém acesa a luta pela terceira posição .»
Nada mau para quem ainda está nos 1/4 final da Liga Europa, já outros não têm a mesma...sorte.


Manuel Machado ( Treinador do V.Guimarães )
«Uma grande enxurrada de futebol da nossa parte. Não quero usar a palavra que é feia, mas massacre não é muito adequado de um clube médio sobre um grande clube que é o Sporting Clube de Portugal.»
Enxurrada !! Massacre!! Ó Machado, não te armes em...Futre...



Couceiro ( Treinador do Sporting CP ) 
«O Sporting nunca pode ficar satisfeito por ficar em terceiro lugar.»
 Mas, algo me diz que o futuro passará muito por ai....



J.Jesus ( Treinador do SL Benfica )
«Sou treinador, não sou electricista»
Mas , olha que hoje notou-se em demasia a falta de ...corrente no jogo encarnado... 



Villas Boas ( Treinador do FC Porto )
«É a constatação da realidade. Somos o melhor ataque, a melhor defesa, quem vive na realidade e quem vive na fantasia? Vivemos na realidade e o FC Porto é a melhor equipa finalmente ou vivemos na irrealidade?»
Sem dúvida alguma que o FC Porto é um justo...CAMPEÃO, os números não...mentem.


................................................................. 

 













 Bota em Cima


FC Porto ....CAMPEÃO 2010 / 2011

A equipa azul e branca acaba de se sagrar CAMPEÃ NACIONAL de futebol em pleno Estádio da Luz numa clara demonstração de lider incontestável que foi ao longo deste campeonato algo monopolizado, em que o primeiro posto foi sendo pertença da equipa da cidade Invicta, sem que o mesmo tenha sido alvo de "ataques" benéficos para a competividade de um campeonato que se deseja...apetecivel e emotivo.
A vitória na Luz e os 16 !!! pontos de avanço que permitem ao FC Porto consagrár-se Campeão à 25ª Jornada são o reflexo de um conjunto que preveligiou o colectivo e o pragmatismo em detrimento do brilho individual e da "nota artistica", alcançando assim um titulo que poderá ser "encerejado" com a invencibilidade ao longo do seu trajecto, tendo apenas 5 jogos para ...não perder.





Bota em Baixo


O apagão da ...LUZ 

Facto 1 :
Não é fácil perder o estatuto de Campeão em pleno Estádio da Luz para o arqui rival

Facto 2 :
Não existe nenhuma lei que obrigue a ter as luzes do Estádio acesas após o términús do desafio.

Ponto final : Não havia necessidade de passar uma imagem anti desportiva no final de um jogo em que o adversário apenas festejou  o que tinha ...conquistado.
Certamente os seus responsáveis não gostariam de se ver numa igual posição, aquando de uma futura conquista, sendo que os festejos por parte dos jogadores e equipa técnica são apenas o extravazar de um conjunto de emoções que fazem parte do espectáculo futebol.
Portanto, direi apenas que lamento e condeno veemente este tipo de comportamento anti social e anti desportivo numa época em que cada vez mais o FAIR PLAY é o caminho a seguir.

..................................................

8 comentários:

Anónimo disse...

Entao o bota abaixo é só isso, entao e os "petardos" dentro do estadio, as cenas lamentaveis com a policia que teve de usar as suas tão queridas "balas de borracha" os apedrejamentos usando as vossas tão conhecidas "pedras da calçada" tudo isto depois de com a conivencia policial terem alterado os regulamentos da organização de jogos de alta competição em portugal segundo a vossa conveniencia, só esses ligeiros comentários, voce costuma fazer melhor.
PS. começo a ver que voce só tem criatividade quando é para os outros, quando é o seu clube fica bloqueado enfim todos nôs compreendemos, mas estamos ATENTOS aos papagaios que de vez em quando se armam em aves de rapina (ups,ou sera ao contrario)

Mattos disse...

Caro Anónimo...atento ou talvez não..

Tomei em atenção as palavras finais que utilizou no final de um texto alegadamente serpenteado de Dragão com ADN de....Leão, o qual referia o seguinte :

"só esses ligeiros comentários, voce costuma fazer melhor.
PS. começo a ver que voce só tem criatividade quando é para os outros, quando é o seu clube fica bloqueado enfim todos nôs compreendemos, mas estamos ATENTOS aos papagaios que de vez em quando se armam em aves de rapina (ups,ou sera ao contrario)"

Ponto 1 - A minha criatividade é usada em prol deste espaço dedicado ao futebol e à sua enorme fonte de paixões, sendo que de bloqueios nada entendo, embora considere que este tipo de argumentação ou de contra argumentação serve quase em exclusivo para "apedrejar" e fugir.. escondendo assim a sua verdadeira identidade num Anonimato algo carente de identidade própria.

Ponto 2 - Papagaios armados em aves de rapina...
Certamente que estarei ATENTO aos animais da selva que de vez em quando criam esta metamorfose interessantissima que consiste na sua completa modificação em... animais mitológicos , sendo que parafraseando o incontornável Futre... venham lá esses Charter´s cheios de Anónimos atentos (ups,ou sera ao contrario).

Atentamente

Mattos
Bloguer do paixaodabola.blogspot.com

Manuel Oliveira disse...

Mattos, ainda perdes tempo com cobardes anónimos?
Pois eu depois de tudo o que temos passado quando visitamos o Dragão, acho que temos o direito de lhes cuspir na cara até.
E o facto desses animais não terem aceite entrar com as crianças equipadas à Benfica?
Que explicação foi dada a essas crianças?

Abraço.

Kaique Pedaes disse...

O Porto é um grande time. Fez aquela gordurinha logo no começo do campeonato e mesmo assim não relaxou. O Benfica até que tentou reagir, mas a vantagem do Porto era grande mais para ser revertida. Acho que já na quinta rodada, todos sabiam que o Porto conquistaria esse título, mas não com uma campanha como essa, que é HISTÓRIA. Faltam ainda 5 rodadas para o término do torneio. Será que a equipe de Hulk e Cia conseguirá terminar invicta? Aposto que sim, quem dúvida? E tomará que o Hulk continue na equipe, e que a base continue, porque dará bons jogos na próxima Champions. Já pensaram em Porto x Barcelona? Sinceramente, eu não diria que o Barça seria favorito. E ainda tem a Liga Europa para os campeões portugueses. Mas alguns dizem que ela já é do Benfica. E então? Olha, difícil apostar em alguém, agora é só esperar!

Abraço
www.net-esportes.blogspot.com

Mattos disse...

Caros amigos...

Manuel, em relação à atenção prestada aos anónimos, ela tem sentido na forma de todos ( até os mais ...desesperados..) terem direito ao desabafo para expelirem todas as suas frustações momentãneas ou...permanentes.
Estou certo que estou a realizar um excelente trabalho de reintegração social, dando espaço a quem verdadeiramente necessita...dele.
Em relação aos demais assuntos ( petardos, bolas de golfe, entrada em campo sem crianças à Benfica...) ...enfim nem vale a pena comentar, sendo que Santos sem pecados. ..não conheço nenhum pessoalmente e todos os intervenientes directos do futebol Português terão a sua dose de culpa neste tipo de situações...altamente condenáveis.

Kaique

O FC Porto ganhou a Liga com mérito , mas continuo a afirmar, que o SL Benfica deu uma vantagem inicial que não lembra ao...diabo, sendo que fica a eterna dúvida como seria se as derrotas em Guimaraes, Nacional e Académica ( todas elas feridas com lances suspeitos a prejudicarem a mesma cor...) se tivessem transformado em vitórias.
Foram 9 pontos perdidos que poderiam ter jogado como factor psicológico contrário, havendo por via desse facto ...campeonato até ao fim.
Mas tudo isto são suposições e a realidade é só uma : FC Porto CAMPEÃO e isso ficará para a história.
Nota final : Um Campeão é sempre campeão por mérito e o FC Porto foi sem dúvida a equipa mais regular da prova.

Abraço

O ATENTO disse...

Caro Matos

Vou lembrar-lhe dois jogos bem recentes em que o caro amigo usou a sua pena e lingua vermelhas para desancar no seu odio de estimação pelos incidentes em que o clube que voce detesta esteve envolvido.
Sporting/atletico de madrid e sporting/benfica, lembra-se! é que eu não me esqueci, por isso acho comico que agora que o seu clube fez o mesmo o carissimo se tenha feito de esquecido, é lixado não é? é lixado haver alguem ATENTO que lembre as pessoas da sua dualidade de citério na apreciação de casos iguais.
Quanto ao anonimato já falamos varias vezes sobre isso, não gosta? ponha regras, faça restrições nos comentários, se não o faz é porque aceita que se escreva anonimamente e desde que naõ se ofenda ninguem acho que todos os comentarios sao validos, já não percebo muito bem é quando os seus amigos escrevem comentarios ofensivos voce nao os condene nem se demarque desse tipo energumeros (pronto BURROS que eu nao sei se isso tá bem escrito).
Sobre os charter´s antes de virem os chineses vieram os angolanos, os moçambicanos etc.. com as consequencias que se viram no estádio da luz no domingo passado qual filme de MANUEL DE OLIVEIRA (não o BURRO mas o proprio cineasta)
O ATENTO

Mattos disse...

Boas...

Bem, agora já está um bocadito melhor, pelo menos tenho um Nick name para poder direccioar a minha resposta , em vez de um anónimo com receio de parecer um "gago repetitivo ", já que tenta falar , tenta falar, mas apenas repete vezes sem conta aquilo que o motiva... o seu ódio de estimação em prol de uma causa...falar mal e de preferência apontando promenores pintados de...vermelho.
Curioso é não o ver ATENTO em relação às polémicas em redor do FC Porto ao longo destas duas épocas em que o blog está activo, para não falar dos assuntos "quentinhos" que envolveram a instituição Sporting, ah..pois é.., foram poucos e insignificantes.
Eu sei , eu sei...o ATENTO , apenas está atento em relação aos assuntos pintados de ...vermelho, nem que seja o J.Jesus a dar um ..."traque", sendo que nos demais que referi anda...DESTRAIDO.
Amigo, eu pelo menos tento expressar a minha opinião em relação à generalidade dos assuntos que envolvem a semana futebolista, tendo a perfeita consciência que a minha isenção "esbarra" um pouco na minha cor clubistica...( penso que não deve ser crime, nem deverei ser alvo de "castração literária " por tal facto, só se existir alguém muito atento e que seja imparcialmente digno de...perfeição..), mas convém referir que opinar é ter direito à expressão de idéias e de ..ideáis.
Caro atento, participe , mas tente dividir esse seu entusiasmo em torno da generalidade dos assuntos, mesmo aqueles que "doem" e que envolvem os seus dois clubes de estimação ( FC Porto e Sporting ), permitindo assim não dar tanto nas vistas em relação ao seu terceiro clube...o Anti Benfica, já que parece mais estar sempre a bater no "ceguinho" , quando tem em "casa" um orfão ( Sporting ) que constantemente é alvo de maus tratos pelo Pai ( FC Porto ).

PS - Em relação ao anonimato, já o referi anteriormente que foi uma opção deste espaço, com todos os riscos associados à mesma, sendo que acredito que esta opção é um acto de solideriedade social para quem gosta de desabafar e de expulsar todas as suas mágoas sem que seja obrigado a ....DAR A CARA.

Grande Abraço

Volte sempre, mas tente lá apurar a sua ...atenção..

Anónimo disse...

E vao três respostas e nada, responder as questões que é bom, Nada! Papagaiadas, conversas laterais, mentiras, é por isso que a progressão é lenta, e já agora deixa que te lembre uma coisa, eu sou do sporting com muito orgulho e tenho por norma ser ainda mais nestas alturas ao contrario de outros que nestas alturas ate se esquecem do clube com que simpatizam.