quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Noite Europeia ....05/11
Quinta, 5
Noite Europeia....
Liga dos Campeões ( 4ª Jornada )
FC Porto - APOEL ................. 1-0
Atl.Madrid - Chelsea ............. 2-2
Classificação:
1- Chelsea .............. 10 pt
2- FC Porto ............. 9
3- Atl. Madrid........... 2
4- APOEL ................ 1
---------------------------------------------------
Liga Europa ( 4ª Jornada )
Everton - SL Benfica ............. 0-2
AEK Atenas - BATE Borisov......... 2-2
Classificação :
1- SL Benfica............ 9 pt
2- Everton .............. 6
3- AEK Atenas............ 4
4- BATE Borisov.......... 4
...........
Nacional - Atl. Bilbao............ 1-1
Werder Bremen - Austria Viena..... 2-0
Classificação :
1- Werder Bremen......... 10 pt
2- Atl.Bilbao............ 7
3- Austria Viena......... 2
4- Nacional.............. 2
...........
Sporting CP - Ventspils .......... 1-1
Heerenveen - Hertha Berlim........ 2-3
Classificação:
1- Sporting CP .......... 10 pt
2- Hertha Berlim ........ 4
3- Heerenveen............ 4
4- Ventspils............. 2
...........
Rescaldo da participação Portuguesa :
FC Porto
O FC Porto com o resultado obtido em Limassol ante os Cipriotas do APOEL garante desde já lugar nos 1/8 Final da Champions League , o que por si só é um excelente resultado desportivo e económico , porque convém não esquecer que é nesta competição que se somam milhões e nesta edição a soma ascende aos 20 Milhões ( belo número ..que faltam fariam aos rivais de Lisboa.... .). O FCP acaba por conseguir o que se antevia, embora se esperá-se uma maior réplica por parte dos Espanhóis do Atlético de Madrid. porque em relação ao APOEL aconteceu o previsivel ou seja , à imagem do jogo de Terça Feira foram uma equipa aguerrida mas que não conseguiu passar disso mesmo, porque na hora das decisões , decididamente não tem jogadores que consigam desiquilibrar a balança conforme aconteceu no FCP por intermédio de Falcão ( no sitio certo e com classe ) aos 83 min.
Foi um jogo de paciência no qual o FCP dominou em todos os aspectoS o APOEL e venceu com todo o mérito embora tenha realizado mais um jogo sem dislumbrar, mas acima de tudo, foi uma equipa CONSISTENTE e com "calo" nestas andanças e no final valeram mais 3 pontos e alguns milhões pela passagem à fase seguinte.
Volto a destacar Bruno Alves mais uma vez pela sua enorme raça e Falcão pelo seu instinto na hora de rematar para dentro da baliza ( objectivo nº 1 do jogo ).
Sporting CP
E quando todos esperavam por uma vitória convicente para selar a passagem á próxima fase da Liga Europa e desanuviar o ambiente em Alvalade ( o adversário era o ideal...da longinqua Letónia e sem expressão na Europa do Futebol ) aconteceu o inesperado..o SCP voltou a decepcionar os seus adeptos ( louve-se o apoio à equipa neste momento conturbado )com um novo empate e acima de tudo com mais uma exibição nada condizente com os seus pergaminhos na Europa do Futebol.
Embora continue o clima de tensão ...Paulo Bento in " a bola " : .." Vamos ver até quando é suportável..",expressão algo desesperada e infeliz do treinador Sportinguista, contrariando o que deveria ser o comportamento do lider neste momento ou seja DAR TRANQUILIDADE E MOTIVAÇÃO À EQUIPA ,o SCP mesmo empatando, deu mais um passo para a quase consumada ( só não deu hoje o passo final devido à vitória do Hertha em Heerenveen.. )passagem à próxima fase da Liga Europa e diga-se em abono da verdade que apesar de se encontrar num grupo de "grau de dificuldade baixa" tem feito uma campanha quase imaculada em termos de resultados e merecendo plenamente o lugar na fase seguinte mas parece que isso não é factor a ter em muita conta actualmente pelos associados do Sporting que esperam algo mais da sua equipa e tem toda a legitimidade para o reclamarem....
Destaco no jogo desta noite os 21 remates à baliza efectuados pelo Sporting mas quase todos sem perigo iminente de golo ...mas 21 remates é algo a destacar...
SL Benfica
Noite de confirmação do valor da equipa comandada por Jesus ,para quem tinha duvidado do valor da equipa encarnada após o jogo de Braga.
Após 2 anos e tal....sem ganhar fora para as Competições Europeias ( ultima vitória foi em Donetsk ante o Shakhtar )o Benfica venceu e convenceu em Liverpool ( no Estádio Goodison Park de boa memória para os Portugueses devido à memorável vitória obtida em 1966 no Mundial ante a Coreia ..5-3 depois de estar a perder por 3-0 ...lembranças....)ante o Everton por 2-0 com uma 1ª parte algo intermitente e repartida , a notar-se alguma quebra na ligação dos passes , talvez justificada com a ausência de Aimar ( banco de suplentes ) em que Ramires apesar do seu empenho nunca foi o jogador desiquilibrador que certamente J.Jesus quereria que fosse..
Mas tudo mudou na 2ª parte com a entrada do já citado Aimar, tendo mexido e de forma na equipa , acrescentando algo que nitidamente estava a faltar- qualidade de passe.
Depois o excelente entendimento ( mais uma vez ) do tridente Argentino com o Paraguaio Cardozo a fazerem toda a diferença.
Realçe ainda para o pendulo chamado Javi Garcia....o Real Madrid desprezou e quase que achincahou este jogador..ex.sub 21 Espanhol ??????????????? Anedótico..É de facto o equilibrio deste Benfica..
Nacional
Parece que me vou repetir mais uma vez em relação ao Nacional, mas este jogo ante o Atl. Bilbao faz lembrar outros disputados anteriormente pela equipa Madeirense...após ter feito o mais dificil, vantagem no marcador através de um penalty algo hilariante..repetição por Edgar voltou a consentir o empate ao cair do pano por outro penalty concedido infantilmente por Halliche ( contra o Werder Bremen tinha sido Filipe Lopes .. ).
Nestas andanças o Nacional está a demonstrar que tem realmente um bom lote de jogadores e até dispõe de uma boa equipa mas a experiência é um posto e conta muito e a mesma só se ganha com o acumular de jogos a este nivel..
Embora exista uma ténue esperança de qualificação, penso que a conversão do penalty através do veterano Extebérria ditou a exclusão do Nacional na próxima fase da Liga Europa...fica a boa imagem...........
..........
Outros Resultados da noite :
Liga Europa - 4ª Jornada
Grupo A
Anderlecht-Timisoara, 3-1
(Suarez, g.p., 30; Boussoufa, 69; Legear, 90+1) (Parks, 51)
Dínamo Zagreb-Ajax, 0-2
(Pantelic, 14; De Zweeuw, 45+1)
Classificação:
1. Ajax, 4/jogos 8 pontos
2. Anderlecht, 4/8
3. D. Zagreb, 4/3
4. Timisoara, 4/2
Grupo B
Slavia Praga-Valência, 2-2
(Janda, 80; Grajciar, 82)(Joaquin, 23, g.p.; Maduro, 48)
Génova-Lille, 3-2
(Palácio, 14; Crespo, 59; Sculli, 90+3) (Frau, 77; Gervinho, 85)
Classificação:
1. Lille, 4 jogos/7 pontos
2. Valência, 4/6
3. Génova, 4/6
4. Slavia Praga, 4/2
Grupo C
Hamburgo-Celtic Glasgow, 0-0
Rapid Viena-Hapoel Telavive, 0-3
(Yadin, 13; Vermouth, 65; Natcho, 70)
Classifcação:
1. Hapoel Telavive, 4 jogos/9 pontos
2. Hamburgo, 4/7
3. Rapid Viena, 4/4
4. Celtic, 4/2
Grupo E
AS Roma-Fulham, 2-1
(Riise, 69; Okaka, 76) (Kamara, 19, g.p.)
Basileia-CSKA Sófia, 3-1
(Gelabert, 37; Frei, 41 g.p. e 67)
Classificação:
1. Basileia, 4 jogos/9 pontos
2. Roma, 4/7
3. Fulham, 4/5
4. CSKA Sofia, 4/1
Grupo F
Dinamo Bucareste-Galatasaray, 0-3
(Kewell, 23; Nonda, 25; Topal, 56)
Sturm Graz-Panathinaikos, 0-1
(Katsouranis, 70)
Classificação:
1. Galatasaray, 4 jogos/10 APURADO
2. Panathinaikos, 4/9
3. D. Bucareste, 4/3
4. Sturm Graz, 4/1
Grupo G
Levski Sófia-Salzburgo, 0-1
(Schiemer, 90+5)
Villarreal-Lazio, 4-1
(Pires, 2 e 15, g.p.; Cani, 13; Rossi, 84) (Zárate, 73)
Classificação:
1. Salzburgo, 4/12
2. Villarreal, 4/6
3. Lazio, 4/6
4. Levski, 4/0
Grupo H
FC Twente-Sheriff Tiraspol, 2-1
(Stoch, 7 e 90) (Tiiote, 68, p.b.)
Fenerbahçe-Steaua Bucareste, 3-1
(André Santos, 14; Bilica, 51; Alex, 67) (Kapetanos, 37)
Classificação:
1. Fenerbahce, 4 jogos/ 9 pontos
2. Twente, 4/7
3. Sheriff, 4/4
4. Steaua, 4/2
Grupo J
Toulouse-Shakhtar Donetsk, 0-2
(Luís Adriano, 50; Gai, 64)
Partizan Belgrado-Club Brugge, 2-4
(Ljajic, 53, Washington, 67) (Perisic, 28; Kouemaha, 35 e 58; Ofoe, 76)
Classificação:
1. Shaktar, 4 jogos/12 pontos APURADO
2. Brugge, 4/7
3. Toulouse, 4/4
4. Partizan, 4/0
Grupo K
FC Copenhaga-PSV Eindhoven, 1-1
(Gronkjaer, 39, g.p.) (Dszudszak, 62)
Cluj-Sparta Praga, 2-3
(Traore, 25; Dubarbier, 90+1)(Holenda, 5 e 12; Wilfried, 90+5)
Classificação:
1. PSV, 4 jogos/8 pontos
2. Sparta, 4/7
3. Copenhaga, 4/4
4. Cluj, 4/3
E depois das emoções da Europa do Futebol , regressa já amanhã a 10ª Jornada da Liga Sagres com o Belenenses a receber o Paços de Ferreira...e promete com as deslocações do SC Braga ao vizinho Guimarães...do FC Porto aos Barreiros para defrontar o moralizado Maritimo...do Sporting CP ao Estádio dos Arcos a Vila do Conde para defrontrar o sempre complicado Rio Ave e na 2ª feira , o SL Benfica a receber a Naval ( em ascenção desde a chegada de Augusto Inácio.....)
Esperar para ver............
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário