segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vitória alemã em jogo equilibrado; Messi eleito o melhor jogador do Mundial

A Alemanha atravessa um dos melhores momentos da sua história. Os descalabros económicos e sociais que ocorreram com a I e II Grandes Guerras parecem ultrapassados e hoje em dia a Alemanha é uma potência mundial em várias áreas.
Uma dessas áreas é, pois claro, o desporto, onde se destaca o futebol.

A seleção alemã que se apresentou no Brasil é uma equipa de futebol quase perfeita. Tem soluções de topo para quase todas as posições (a lateral esquerda e o centro do ataque são as excepções), tem uma boa base de jogadores de uma só equipa (Bayern Munique) e tem vindo a adoptar também o
estilo de jogo mais vitorioso da história do futebol, o "Tiki-Taka". A conjugação desses e outros factores fizeram com que esta seleção europeia vencesse hoje a 20ª edição do Campeonato do Mundo de futebol.

A vitória foi curta ( 1-0, golo de Gotze aos 113 minutos), o que reflecte o equilíbrio táctico que houve ao longo do jogo. As duas equipas estudaram-se muito bem e conseguiram-se anular
mutuamente durante a maior do tempo. Apesar deste equilíbrio houve várias oportunidades de golo para ambas as equipas, levando a Argentina a melhor neste aspecto.

O poderia técnico, físico e tático dos alemães conseguiu ultrapassar uma equipa argentina muito esforçada, mas que, apesar de ter alguns génios do futebol, tem diversas fragilidades. O seu treinador Alejandro Sabella é muito limitado tacticamente e parece que não conhece bem alguns dos jogadores que convocou, Messi apresentou-se num mau momento e a defesa não é suficientemente compacta (algo que foi atenuado pelas excelentes exibições de Mascherano ao longo da prova)

...................................................................................................................................................................

Mais uma vez ficou evidente que a FIFA é uma instituição de corruptos ao eleger Messi como melhor jogador do Mundial. Apesar de ter feito uma boa fase de grupos, nos últimos jogos apareceu pouco e não marcou golos (o seu último golo foi na fase de grupos).
Este prémio demonstra bem a simpatia que esta instituição tem pelo jogador argentino, que com este prémio está novamente na corrida para a Bola de Ouro de 2014.

O prémio deveria ter ido para Kroos, Muller (ficou em 2º), Robben (ficou em 3º) ou Mascherano.

Outros prémios:
Melhor Guarda-Redes - Neuer
Melhor Jovem - Pogba
Fair-Play - Colômbia






1 comentário:

Mattos disse...

Boas...

Excelente crónica, a qual subscrevo na integra.